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domingo, 23 de novembro de 2014

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

Katy-Perry-622x349Saturday Night Live - Season 39

Antes de lançar o álbum “PRISM”, Katy Perry lançou um desafio para seus fãs estudantes. Tomando como referência a música “Roar”, a escola que desse o melhor “rugido”, teria um show de graça da cantora. Resultado: a música ficou em primeiro lugar na Hot 100 da Billboard – a principal lista de sucessos do mundo – por várias semanas, assim como seu CD. A banda Coldplay, que lançou o disco “Ghost Stories” colocou letras das músicas em diversas bibliotecas ao redor do mundo e pediu para que os fãs a encontrassem e divulgassem no Twitter. Na primeira semana, o disco bateu o recorde do álbum mais vendido do semestre no Reino Unido, com cerca de 370 mil cópias.


A publicitária Renata Curcio destaca dois cases de marketing que fizeram sucesso. “Para mim são os dois dos melhores relacionado às bandas. Serve de inspiração até hoje. No final do ano de 2007, a banda Radiohead lançou o álbum ‘In Rainbow’, disponibilizado para download no site oficial da banda. Qualquer pessoa podia baixar e pagar o que achasse justo pelo álbum. Era possível obter o álbum mesmo se a pessoa não quisesse pagar nada”.


Renata ainda comenta que  “em 2008, a banda lançou novo projeto junto ao Itunes, The NudeRemix Project, o qual os fãs poderiam fazer o download de um EP com cada instrumento separado (incluindo o vocal) da faixa Nude e pagar pela plataforma. Dessa forma eles estimulavam o público a criar sua própria mixagem de Nude e publicar no site do projeto para o público ouvir e votar. O projeto foi um sucesso e resolveram fazer o mesmo esquema com outra faixa do álbum, a Reckoner”.


Ela ainda conta que “não satisfeitos, criaram um concurso para os fãs onde eles deveriam produzir um clipe em animação com qualquer faixa desse mesmo álbum, o In Rainbows. Foram escolhidos os quatro melhores que ganharam 10 mil libras cada. A alegria desses fãs já estava completa, mas ainda podia ser melhor: um desses clipes foi escolhido para ser o clipe oficial da música em questão. O resultado foi a aproximação e identificação ainda maior dos fãs com o Radiohead, além da quantidade de mídia espontânea no mundo inteiro. A banda soube magistralmente se relacionar e obter os benefícios e vantagens que a Internet pode proporcionar”, finaliza.


O conteúdo participativo e interativo da empresa com o cliente transforma a relação de compra e venda em um diálogo participativo, em que o cliente é convidado a fazer parte das estratégias da companhia. A banda Jota Quest também aproveitou sua base de fãs e os convocou para participar da produção da música “Um Grito de Gol”. Durante quatro meses, os usuários enviavam para um site oficial, sugestões para quatro etapas: “ritmo”, “melodia”, “tema” e “letra”.  Depois 17 delas foram selecionadas durante uma votação nas mídias sociais para entrar na faixa. O exemplo foi sugerido pela jornalista Priscila Pinheiro.

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